Visto Irlanda (burocracia, como é, o que é preciso)

Em 09.05.2016   Arquivado em Destaque, Dicas, Resenha, Viagens

Post de utilidade pública!!! Você quer saber como faz para conseguir  o seu visto na Irlanda? Então seu lugar é aqui mesmo. Nesse post conto detalhadinho o processo para conseguir o nosso amado GNIB (o visto Irlandês). Leia com atenção, está recheado de dicas 🙂

Abrir conta no banco

A agência bancária que você vai abrir a conta depende da sua escola de inglês. Por exemplo. A minha escola é a E.L.A. (English Language Academy). Nesta escola os alunos devem abrir a conta no “Bank of Ireland“.
Se não me engano, os alunos da escola I.B.A.T. abrem a conta no banco “AIB“.

Quanto tempo demora para abrir a conta ? 

Depende de pessoa para pessoa. Mas eu e meu irmão demoramos um mês ou mais para conseguirmos abrir a conta. Isso porque você vai precisar de alguns documentos para ir até o banco.

Você vai precisar de :

  1. Carta da Escola (Bank Letter)
  2. Passaporte
  3. Seguro saúde (Com o seu endereço já da Irlanda)

Detalhe importante. Na primeira vez que você for levar estes documentos até o banco você NÃO vai abrir a sua conta. Você vai agendar um dia para retornar ao banco e agendar. Aqui funciona diferente. eles não abrem a conta na hora. Eles vão ver seus documentos, tirar cópias e vão marcar um dia para você retornar. Você vai ter um horário e uma senha. Eu peguei as 14h e eu era a primeira.

Você entrega os documentos bonitinhos e volta outro dia. Acrescente mais uma semana de espera, pelo menos.
Como eu e meu irmão chegamos em período de feriados importantes (Saint Patrick’s Day e Páscoa), nós esperamos ainda mais do que o normal, foi umas duas semanas.

Chegou o dia agendado para eu abrir minha conta

E agora? Já posso depositar meu dinheiro?

Sinto muito, mas não… Agora você espera mais uns cinco dias até receber seu cartão e senha por correio.
Não faça o depósito antes de receber seu cartão e senha. Todos aqui comentam que não é seguro. Melhor garantirmos do que ter que repetir todo esse processo não é mesmo?

Recebi meu cartão e senha e agora?

  • Agora você FINALMENTE pode ir até o banco com o seu cartão, senha e o dinheiro, é claro.
  • Se você quiser depositar na boca do caixa, ou seja, com  a pessoa no balcão, você tem que fazer um depósito maior que 3000 euros. Vamos dizer, 3001 já daria rs Eu fiz um depósito de 3050 euros.
  • Se você colocar apenas 3000 você tem que depositar pelo caixa eletrônico.

Eu não quis porque…Não sei, não confio ver meu dinheiro entrando assim pela máquina. Mas é de cada um.
(Lembrando que estou falando da minha experiência pelo “Bank of Ireland”, podem haver diferenças entre os outros bancos.)

Assim que depositar não esqueça de pegar o comprovante de que você depositou os 3000 euros. O comprovante é dado na hora do depósito. Agora o que é  importante para tirar o visto é pegar o extrato (Statement) da sua conta.

Como pegar o Statement da minha conta

No dia que você fizer o depósito você já pode solicitar o extrato. Pelo “Bank of Ireland” você vai ter duas opções:

  1. Retirar o extrato online
  2. Pedir para enviarem por correio
Minha dica é: Peça os dois. 

Você vai querer com certeza pegar o online primeiro porque você só vai precisar esperar 24h (ou menos), enquanto que o pelo correio deve demorar mais uns cinco dias ou uma semana para chegar.

Então porque pedir o pelo correio? 

Só para ter mais uma cópia e uma garantia. Pedir não vai te fazer mal, é sempre bom ter um extra.

Cadastro no banco online e pedindo seu  “Statement” online

banking online

Lembrando novamente que isto é pelo “Bank of Ireland“. Atenha-se aos detalhes da sua agência!

Primeiro você tem que se cadastrar no banco online. Você pode fazer na própria agência bancária ou em casa.
Eu fiz na agência. Eles tem um telefone que você liga e já abre a sua conta online por lá mesmo.

O que eles vão pedir?
  1. Eles vão falar por telefone com você. Vão fazer algumas perguntas de segurança. Talvez seu nome, data de nascimento, últimos números do seu cartão… Depende de pessoa para pessoa.
  2. Assim que ele identificar que você é você realmente, eles vão lhe dá um número, um ID.
  3. ESCREVA e GUARDE esse ID. Anote junto com seu papelzinho que você ganhou lá no dia que você tinha agendado para abrir a conta, lembra? Esse papel deve ser seguro de guardar.
  4. Depois do ID eles vão pedir para você criar uma senha de 6 dígitos. Ele vai dizer para você aguardar. Você vai ouvir uma gravação que vai pedir para você digitar os número e aí então digite no telefone. Ela vai pedir para você confirmar e você digita de novo.
  5. A ligação volta para o atendente e ele lhe confirma se está tudo certinho. Pronto seu banco online está no ar.
  6. Peça depois para enviarem o seu Statement online (peça no tel e peça no atendimento normal).

Em 24 horas ou menos você já pode imprimir seu Statement (lembrando que “Statement” é “Extrato” em inglês, só para vocês não esquecerem o nome para quando pedirem aqui ;D).

 

Tirando o seu visto – Imigração (GNIB)

Agora que você finalmente abriu a conta no banco e já imprimiu seu Statement, você finalmente pode ir para a imigração pegar o seu tão sonhado e suado visto.

Endereço da Imigração em DUBLIN  ->  13/14 Burgh Quay, Dublin 2

Dicas:

  • Acorde cedo se quiser ser um dos primeiros da fila. 

Mas mesmo que você seja o primeiro da fila talvez seu número não seja o número 1 porque sobram senhas do dia anterior, das pessoas que não foram atendidas e elas passam na sua frente.

  • Se você tiver aula de inglês pela manhã você pode chegar mais tarde no GNIB ao invés de madrugar na fila.

Muita gente na minha sala de inglês fez isso. Eles chegaram 08h na imigração, no horário que abrem as portas. A aula começa 09h,  Como eles chegaram esse horário a senha deles foi acima de 100 e eles só foram atendidos de tarde. Uns foram atendidos lá pelas 16h, outros pelas 17h e teve gente que foi até depois de 18h.

Então eles não perderam aula. Pegaram a senha e foram para a aula.

No facebook tem um grupo onde as pessoas publicam a senha que está no momento lá imigração. Então você pode ir para a aula ou até ir para casa depois da aula dependendo da sua senha. Clique aqui para ver o grupo.

Eu fiz um erro muito grande. Eu não fui nem tão cedo nem tão tarde o suficiente. Eu cheguei no GNIB às 07h da manhã. Então eu fui atendida 11h30 mais ou menos. Tive que perder aula. Não façam o que eu fiz. Ou cheguem cedo ou cheguem 08h.

Chegou a minha senha

Depois de uma longa espera você foi finalmente chamado! Fique atento que você vai ser chamado três vezes.

Primeira chamada

Nesse primeiro momento você é chamado pelo seu número de senha e você segue até a cabine indicada no painel (mesmo painel que você viu o número da sua senha).

  • Lá eles vão te pedir os documentos necessários para pegar o seu GNIB que são:

Seguro (com seu endereço de Dublin), Extrato da sua conta bancária, Passaporte e carta da escola.

Dependendo de quem lhe chamar eles podem pedir o comprovante da sua passagem de volta para o Brasil.

Levem tudo que é documento gente. Não brinquem com isso. Melhor levar documento a mais do que a menos. Já pensou ter que esperar tudo isso de novo? Esses documentos que eu falei são os principais. Deixe eles na frente mas se tiver mais documentos leve também.

  • Depois de checar seus documentos eles vão tirar uma foto sua e tirar duas digitais dos seus dois dedos indicadores e pedir para você pagar os 300 euros. Lembrando que não pode pagar em dinheiro vivo, apenas em cartão de crédito ou débito.
  • Depois eles vão agradecer e pedir para você aguardar ser chamado novamente.
Segunda chamada
  • Eles vão lhe chamar pelo seu nome numa salinha lá no fundo perto dos banheiros. Se atente ao seu nome, o som lá não é muito claro e eles pronunciam nossos nomes diferente.
  • Você vai entrar na salinha e eles vão tirar as digitais de tooodos os seus dedinhos e vão mandar você aguardar novamente.
Terceira chamada
  • Eles vão te chamar pelo nome novamente e vão lhe entregar o seu GNIB (um cartãozinho de plástico lindo) e seu Passaporte (também carimbando com o visto).

AÍ VOCÊ SAI SORRINDO FELIZ PORQUE FINALMENTE CONSEGUIU O SEU VISTO PELOS PRÓXIMOS 8 MESES. UHUL.

PARABÉNS.

Guarde muito bem o seu cartãozinho porque se você perder são mais 300 euros! Não queremos isso, queremos?

Espero ter esclarecido sobre o processo da abertura do banco de pegar o seu visto aqui na Irlanda. Se você tiver dúvidas é só escrever aqui nos comentários que eu vou responder no que for possível!

  • Thiago

    Em 09.05.2016

    Ola, parabens pelas informacoes.. Eu tenho uma duvida pois muitos tratam o intercambio para pessoas mais jovens, e as informacoes para pessoas mais velhas Sao escassas 😉 Tenho 36 anos e como passei DOS 35, nao terei mais como comprar passagens de estudante.. Isso acontece tambem nos bancos? Tipo, minha conta nao sera de estudante? E SE nao for, posso estar sujeito a taxas como manutencao de conta etc.. Mas isso acaba sendo uma vantagem por ser uma conta corrente normal? Ou seja, abre-se no mesmo dia por nao srr estudante? Agradeço SE puder me ajidar.desde ja obrigado

    [Reply]

  • GabiMitozo

    junho 7th, 2016

    Oii Thiago ! Tudo bem? A passagem que você diz é do Brasil para Dublin? Eu também não comprei de estudante pra falar a verdade. As vezes o preço nem é tão diferente assim.
    E conheci e estou conhecendo várias pessoas “mais velhas” por aqui, então talvez eu possa te ajudar te tranquilizando no seguinte. Chegando aqui e tendo pago para estudar numa escola de inglês, você é estudante, não importa sua idade. Você vai ter os mesmos benefícios que os outros estudantes de outras idades. E também as mesmas burocracias, como a abertura do banco. É o mesmo para qualquer estudante de escola de inglês.
    Não sei porém como funciona para cursos de universidade. Mas também acredito ser o mesmo,só o tempo de visto é maior.
    Mas você vem para estudar inglês?
    O que você pode ter de vantagem é ter tido experiência em jobs no Brasil e isso te ajudar a encontrar emprego aqui ^^
    Mas é mais ou menos isso. Não sei se consegui te ajudar. Espero que sim (: Qualquer coisa não hesite me perguntar novamente!
    Beijos, obrigada pela visita

    [Reply]

 

CommentLuv badge

Clique para subir