Produtividade Máxima – Tamara Myles (Resenha)

Em 01.04.2017   Arquivado em Auto ajuda, Destaque, Resenha

Produtividade - ResenhaProdutividade Máxima: Como assumir o controle do seu tempo e ser mais eficiente
Tamara Schwambach Kano Myles

Muitas vezes chegamos ao fim do dia com a sensação frustrante de que não conquistamos nada significativo, de que deixamos de lado o que realmente importa. E pior: sem saber ao certo como gastamos nosso tempo. No entanto, algumas pessoas conseguem realizar tudo (ou quase tudo) o que desejam. Essa capacidade de organização não se deve a um talento inato, mas sim a uma habilidade que pode ser desenvolvida. Com seu sistema da Pirâmide da Produtividade Máxima, Tamara Myles vai ajudar você a assumir o controle da sua vida, de modo que cada tarefa, por mais simples que pareça, seja capaz de contribuir para a realização dos seus maiores objetivos (…)

Onde comprar: Amazon   Saraiva  Cultura

Resenha Produtividade Máxima

 

A capa e o título deste livro chamaram logo a minha atenção quando eu estava vasculhando os livros na estante das Americanas.
O livro caiu como uma luva para mim, bem no momento que eu estava precisando. Ando muito desorganizada espacialmente, então esse livro veio num momento ótimo para me ajudar neste quesito.
A autora inicia o livro falando que ela queria um método fácil e prático para explicar sobre o tema “Organização e Produtividade”. Então enquanto conversa com o marido dela, ele sugeriu para ela a ideia de explicar o tema a partir do conceito da Pirâmide de Maslow.
pirâmide de maslow

Pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Maslow foi idealizada e proposta por Abraham Maslow em 1943. A partir de pesquisas, ele percebeu que há uma ordem de necessidades a serem realizadas pelas pessoas antes que elas estejam dispostas a realizar as necessidades do nível seguinte. Ele representou estas necessidades pela Pirâmide de Maslow, onde os níveis mais baixos são os que são realizados primeiro, subindo de nível de baixo para cima, até chegar ao topo da pirâmide. Os primeiros níveis da pirâmide são as necessidades mais básicas do ser humano, começando de baixo para cima temos : Necessidades fisiológicas (nível 1), Segurança (nível 2), Afeto/Convívio social (nível 3), Autoestima  (nível 4), Realização pessoal (nível 5).
Neste conceito nós só avançamos para o próximo nível quando o nível anterior teve sua necessidade satisfeita ou realizada.

Com base nisto, ela substituiu os nomes dos níveis dados para a Pirâmide de Maslow e criou outra pirâmide com o mesma lógica para explicar sobre os níveis de produtividade máxima.

pirâmide da produtividade máxima

Após esta explicação temos um teste que você deve responder que mostra qual o nível de produtividade que você se encontra para então poder subir de nível (lembrando que é do nível mais baixo para o mais alto, subindo até o topo da pirâmide). A autora dividiu praticamente por capítulos cada nível da pirâmide. Então dependendo da resposta do seu teste, você começa a ler o livro em determinado capítulo. Mas é claro que você pode ler o livro do início ao fim, tanto que a autora enfatiza que sempre é bom rever todos os níveis de produtividade pois sempre podemos nos reorganizar ou aprender mais coisas.
Quando você sobe no nível da pirâmide, não significa que você não vá e não possa voltar para os outros níveis para se reorganizar.

Organização Espacial

Logo que eu terminei de ler o livro eu já comecei a me organizar espacialmente. Quis deixar tudo bonitinho, procurei caixas para organizar minha estante, joguei coisas fora… E agora só falta uma parte do meu armário para organizar, que são minhas pastas e papel. A parte mais complicada .

Para a nossa felicidade a autora da dicas para organização dos papéis. Ela fala dos  três “Rs” da triagem de papéis acumulados: reciclar, reter e resolver.
Ela explica cada um deles e no item “resolver” ainda nos dá diferentes sugestões de tipos de arquivamento de documentos.
Eu geralmente faço uma limpa no meu armário de 6 em 6 meses. Mas sempre me desorganizo no meio desse intervalo de meses. Mas compreendi porque isso acontece… Como a autora diz no livro: Muitas vezes somos desorganizados porque determinado sistema de organização não está funcionando com a gente.

Com base nisso eu concluí que esse é o meu caso. Minhas pastas ficam muito longe de mim, não tenho acesso fácil a elas. Então eu relaxo e não mantenho tudo sempre organizado. Então bati minha cabeça pensando em um novo sistema e vou reorganizar tudo,  comprando um móvel pequeno com espaço para pastas suspensas (mini arquivo).

Depois deste item de organização espacial partimos para organização eletrônica. E eis aqui outro grande problema meu… Não queira ver meu desktop e meus e-mails rs Pretendo começar a me organizar eletronicamente esta semana antes de terminar a parte espacial pois dependo da compra do meu mini móvel/arquivo para terminar de me organizar. Para não ficar parada já vou ver minhas pastas e e-mails no computador.

Conclusão

produtividade maxima Foto por Gabriela Mitozo

Devo confessar que esse livro me empolgou bastante. Este tipo de livro é daqueles que você deve sempre ter na sua cabeceira e que você sempre vai reler para se atualizar. Ele não é daquele estilo de auto ajuda que enrola. Acho que li em uma semana ou menos.
O que eu gostei neste livro é que ele realmente dá dicas produtivas para os problemas de organização. A autora fala de métodos e dá dicas que vão direto ao ponto. Muitos livros deste estilo não ajudam de fato, mas apenas discorrem exemplos de outras pessoas que passaram por um processo de organização. Ela também cita exemplos, mas com certeza não é o foco.

Os próximos níveis eu vou me aventurar apenas quando eu estiver bem organizada nos anteriores. Eu li todo o livro, mas quando eu for subindo de nível vou sempre reler os capítulos para pegar as dicas quentinhas.

Mas também percebi que tem coisas nos outros níveis que eu já faço. Como na questão de gerenciamento de tempo, mas o que me impede de ser produtiva nele é minha desorganização espacial e eletrônica. Então esse também foi um dos motivos que me deixou empolgada, porque percebi meus pontos fortes e fracos.

Às vezes já sabemos inconscientemente sobre esses nossos defeitos ou probleminhas de organização, mas até vermos algo ilustrado e escrito na nossa frente não nos damos conta realmente ou não damos o devido valor que aquilo tem. E muitas vezes pulamos de nível em nível sem dar atenção ao anterior. E isso nos atrapalha, mas não nos damos conta.  Por conta disso eu dei nota 5 para o livro. É um livro produtivo, que nos leva direto ao assunto e nos instiga a nos organizarmos melhor. Um dos melhores que li nesta linha e na sua categoria.

E você ? Como é sua organização? O que achou deste livro? Curioso para ler e botar as dicas em ação?

  • Marcela Miranda

    Em 01.04.2017

    Uau, que mega dica! Eu tenho o hábito de procrastinar real em tudo que faço. Amei demais a dica, também ando desorganizada e fazer uma leitura dessas será um aprendizado! Já anotei o nome do livro para ver se encontro por aqui. Um beijo.
    Marcela Miranda postado recentemente…Document Your Moments: Março

    [Reply]

  • GabiMitozo

    abril 1st, 2017

    Dá uma procurada mesmo, Marcela! Não vai se arrepender 🙂 Se não achar vê se encontra algum precinho amigável na internet ! Depois me conta o que achou!

    [Reply]

  • Eduarda Graff

    Em 01.04.2017

    Nossa, que legal sua dica! Eu sempre faço um planejamento da semana e se não cumpro fico chateada. Esse livro parece ajudar bastante, hein. Sobre a Pirâmide de Maslow, estudei ela na aula de gestão e empreendedorismo e é ótima para ajudar na organização… Beijos!
    http://www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    [Reply]

  • GabiMitozo

    abril 1st, 2017

    Oii Eduarda. Siim, ela fala que pessoas que estudaram administração, empreendedorismo, psicologia ou áreas afins devem ter estudado essa pirâmide hehe e é legal, que ela usou essa mesma linguagem para passar o conhecimento sobre organização. Bem legal o livro. Super recomendo.

    [Reply]

  • Dicas de Milly & Mari

    Em 01.04.2017

    Gostei do livro
    Queria ter interesses em leitura mais
    não gosto muito e nem tem tempo mais ,
    acho lindo quem curti leitura amei a resenha.

    [Reply]

  • GabiMitozo

    abril 1st, 2017

    Eu amo ler, entrar em outro mundo, ou aprender coisas novas, ou mesmo relembrar algo que não você não vê há muito tempo… é tão gostoso hihi mas cada um é cada um ^^ tenta ler um a cada dois meses quem sabe 🙂

    [Reply]

  • Qualquer Latitude | Qualquer L'atitude

    Em 01.04.2017

    […] “Às vezes já sabemos inconscientemente sobre esses nossos defeitos ou probleminhas de organização, mas até vermos algo ilustrado e escrito na nossa frente não nos damos conta realmente ou não damos o devido valor que aquilo tem. E muitas vezes pulamos de nível em nível sem dar atenção ao anterior. E isso nos atrapalha, mas não nos damos conta.  Por conta disso eu dei nota 5 para o livro. É um livro produtivo, que nos leva direto ao assunto e nos instiga a nos organizarmos melhor. Um dos melhores que li nesta linha e na sua categoria.”- Produtividade Máxima- Tamara Myles (resenha) […]

 

CommentLuv badge

Clique para subir