A importância de dizer “não”

Em 11.04.2016   Arquivado em Destaque, Pessoal, Reflexão

Você sabe dizer “não“? Sabe mesmo?

não

Por muito tempo eu não sabia dizer “não“. Ainda hoje eu não tenho certeza se sei.

Mas vou contar para você que eu sofria muito. Eu não conseguir nem dizer “não” para ir no banheiro com uma colega.

Na escola ela me chamou: “Gabi, vem no banheiro comigo?”

Geralmente nós mulheres sempre vamos juntas. MAS naquela hora eu estava ocupada. Resolvendo uma questão importante mesmo. E eu fui. Deixei o que era mais importante para mim só porque eu não sabia dizer “NÃO”.

Mas tem situação piores que essa. Quando você não saber dizer “não” para um relacionamento?

Quando você não sabe dizer “não” para coisas que te machucam?

É complicado.

Hoje eu aprendi a dizer “não“. Mas eu sofri antes de conseguir.

Dizendo “não” você ganha muita coisa. Você ganha respeito, tempo, paz! Ganha tudo. Muitos podem achar isso besteira, mas não é. Podem achar que é fácil. Mas não é. Não tema se você é assim. Você pode mudar.

Acho que tem um marco na vida  do momento que comecei a dizer “não“. Foi uma amiga minha (chamarei ela de X) que me ajudou nesse marco. Foi uma coisa difícil mas tão boba, mas eu me senti mal.

Essa minha amiga X sabia que eu não sabia dizer “não” e me fez dizer não.

A mesma menina lá que me chamou para ir no banheiro pediu outra coisa para mim.

A verdade é que: Por eu não saber dizer “não” ela me faz de gato e sapato. Eu era um brinquedo. E nesse dia ela pediu emprestado um DVD de um filme. Um filme que eu já tinha separado para ver com outra pessoa (se não me engano era com a minha irmã). Ela me pediu o DVD emprestado para ela assistir no fim de semana.

Eu QUASE disse “sim“. Mas a minha amiga X disse. VOLTA lá agora e diz que “não“. E eu fui. Eu quase morri por dentro. Eu vou descrever aqui o eu senti quando disse não. Talvez você me entenda, você que não sabe dizer “não” ou você que já passou por algo semelhante.

Eu disse “não“.
Ela me olhou. Me olhou com uma cara de tristeza. De decepção. Como se ela nunca mais fosse esperar nada de mim.
Como se eu fosse uma decepção.

Foi o que EU senti. Não que fosse verdade que ela tenha pensado tudo isso. Mas eu acredito que é o que passa na cabeça das pessoas que tem medo de dizer “não“. Ou algo parecido.

Parece que dói dizer que “não” porque as pessoas não vão gostar de você.

MAS EU TE DIGO> Acontece o contrário. As pessoas te respeitam. E você vai andar com pessoas muito melhores, pessoas que não te fazem de capacho.

Vamos aprender a dizer “não” juntos? Compartilhar experiências? Eu posso te contar como eu estou melhor agora e como é um alívio viver assim. Se você não quiser escrever aqui nos comentários eu vou ficar feliz de te  responder pelo e-mail: contato@soltavoz.com.

Até a próxima, não esqueça de comentar!!!

 

CommentLuv badge

Clique para subir